O Cartório



O Serviço de Registro de Imóveis é exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público ao Oficial de Registro. As serventias de registro de imóveis são criadas, modificadas e extintas através de uma Lei Complementar Estadual, de iniciativa do Poder Judiciário, denominada Lei de Divisão e Organização Judiciária.

O Cartório tem como atividade fim efetivar o registro e averbação dos títulos, atos ou fatos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, translativos ou extintivos de direitos reais, a fim de assegurar-lhes validade, eficácia erga omnes e disponibilidade, garantindo aos seus usuários a veracidade dos documentos, a qualidade, idoneidade e seriedade dos negócios jurídicos.

Os primeiros atos praticados no 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Santo Antônio do Monte, remontam a 1.892, data da instalação da comarca, sendo o único ofício de Registro de Imóveis da Comarca.

O Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Santo Antônio do Monte, atualmente é responsável pela circunscrição territorial das cidades de Santo Antônio do Monte/MG e Pedra do Indaiá/MG.

Em 16 de Dezembro de 1.981, por meio de Portaria de Nomeação o então Juiz de Direito Dr. José Rafael Gontijo, da comarca de Santo Antônio do Monte, nomeou como Oficial do Registro de Imóveis o Bel. SINFRONIO FERREIRA DE SOUZA, ato este efetivado pelo Governador do Estado de Minas Gerais.

Nestes mais de 37 anos à frente do Cartório de Registro de Imóveis, o atual Oficial tem investido em modernização, informatizando e digitalizando todo o acervo, bem como tem constantemente contribuído com a capacitação e ampliação da equipe de colaboradores.

Com a mudança para a nova sede em fevereiro de 2011, o cartório oferece mais conforto e comodidade para os funcionários e para o público em geral, permitindo com isso o desenvolvimento na prestação do serviço.

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